• Rodrigo Saminêz

Conheça Artur Nabeth: a mistura de sentimentos adversos que criou o disco "Mitos"

Artista combina a novidade do nascimento de seu primeiro filho com o amargor da eleição de Bolsonaro em seu primeiro disco.

Foto: Marcos Hermes

As misturas parecem ser os elementos chave no primeiro disco do músico carioca Artur Nabeth, "Mitos", lançado na última sexta feira (2), mas não pelos motivos mais óbvios quando falamos de misturas no meio da música. Além de trazer no som um indie pop combinado com elementos de rock, jazz, soul e (muita) música brasileira, o músico também uniu dois acontecimentos (e, consequentemente, sentimentos) completamente antagônicos para criar seu primeiro disco: a eleição de Bolsonaro em 2018 e o nascimento do seu primeiro filho: Faltando duas semanas para o meu filho nascer, aconteceu aquela noite fatídica de 28 de outubro de 2018, em que o Brasil decidiu se suicidar. Foi um negócio que me deixou muito impactado. Eu não acreditava que o país fosse capaz de eleger esse monstro. Até a última hora, achei que íamos virar. Quando saiu o resultado, aquilo me deixou completamente atordoado. Naquela noite, sentei e falei: ‘Tenho que fazer alguma coisa. Não posso mais ficar parado.’ Quem acompanha política de perto, como eu, já sabia que os artistas iam ser perseguidos a partir daquele dia”, explica o músico, mostrando também a proximidade temporal dos dois eventos.



A faixa título do disco ganhou um clipe que mistura uma estética distópica, até mesmo um pouco noir, com o 8-bit e o pixel art dos anos 80 apontando ironicamente pro futuro (mais precisamente pro Rio de Janeiro de 2030), com a ascensão completa do bolsonarismo no Brasil. O clipe reforça a mistura da esperança com a desesperança, sentimento complexo abordado durante as 10 faixas do disco, que prioriza a poesia que vem a partir das decepções políticas, do que um manifesto partidário ou panfletário. Ouça "Mitos", o álbum, no player abaixo:



  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Spotify
  • Deezer
  • iTunes

Todos os direitos reservados | Boteco Indie™.