• Rodrigo Saminêz

Bogotá Suena: juntando forças e sendo resistência latinoamericana

Projeto apresenta uma Bogotá diversa e plural, com foco na união das latinoamericas.


Apesar do Brasil se ver muito distante dos outros que compõem a America Latina, existem mais proximidades do que diferenças entre nós. Um dos grandes pontos em comum é a música enquanto ferramenta de resistência e união, e a coletênea Bogotá Suena tira uma fotografia colorida, forte e ampla desse movimento, numa iniciativa da entidade pública Idartes (Instituto Distrital de las Artes), da capital da Colômbia, junto a artistas independentes da cidade. Esta é a primeira vez que a coletânea, que já está na sua quarta edição, é lançada nos mercados brasileiro, espanhol e mexicano, simultaneamente, misturando gêneros musicais muito diversos, como jazz, hip hop, folk e world music.


“A cena alternativa bogotana tem muitíssimas cores e o compilado do Bogotá Suena é importante porque percorre pelo trabalho de diferentes artistas de gêneros bem variados. Do rock, ao punk, ao pop, ao folk. Sinto que representa não só Bogotá, mas o que é a Colômbia cultural e musicalmente, toda nossa mescla de sonoridades”, diz Pedrina, uma das artistas de maior destaque da coletânea, sobre a relevância desta, que vem também quebrando os estereótipos e focando na pluralidade de sons e identidades que o álbum coleciona.


Numericamente falando, não só a Colômbia, mas a America Latina inteira tem tido um enorme crescimento em consumo de música: "Hoje, os quatro mercados musicais mais fortes da América Latina são Colômbia, Argentina, México e Brasil. E, por cinco anos consecutivos, estes mercados foram os que mais cresceram anualmente no streaming mundial", destaca o produtor argentino radicado no Brasil Hernan Halak, diretor da produtora Mundo Giras, parceira do Idartes, sobre o potencial artístico das regiões. Usando o Brasil como exemplo, é possível dizer que o país cresceu 13,1% , enquanto os EUA e Canadá cresceram 10,4% juntos, segundo o Relatório IFPI (Federación Internacional de la Indústria Fonográfica). 



  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Spotify
  • Deezer
  • iTunes

Todos os direitos reservados | Boteco Indie™.