• Boteco Indie

Dia do Rock: 5 bandas para sair do óbvio

Atualizado: Out 13

Pra comemorar esse dia do rock, vamos listar cinco bandas de rock que saem do padrão já tão conhecido do gênero.

Na foto, Black Midi

Hoje é o dia de um dos gêneros musicais mais complexos e com mais subdivisões e que dita, até hoje, muito do caminho da música. Muito já se discutiu sobre a relevância do Rock nos dias de hoje, até nós, do Boteco Indie, no nosso primeiro episódio, que você pode ouvir clicando aqui, já comentamos um pouco sobre como o gênero se comporta nos dias de hoje. Mas o fato é que o rock segue sendo reinventado, e hoje a redação do Boteco Indie te apresenta cinco bandas de rock que podem te fazer ressignficar o que você já conhece do gênero. Clicando no nome de todas elas, você pode acessar o perfil do Instagram das bandas citadas!


OXY


O shoegaze e o dreampop vêm crescendo numa velocidade assustadoramente rápida. Como qualquer boom de algum gênero musical, é muito comum ver bandas e artistas que se apropriam mais do gênero do que de suas próprias identidades sonoras, tornando o processo criativo e musical em mais uma fórmula. Tudo isso é a descrição do que o quinteto brasiliense Oxy não é. O som dos músicos experimenta nas várias vertentes do rock mainstream e underground, com letras existencialistas e políticas. O melhor da Oxy é que ela não se encaixa em rótulos e gêneros musicais, e traz um som visceral, dançante, intenso, e, o melhor de tudo, único. Você pode ouvir a conversa que o Boteco Indie bateu com Sara e Blandu, respectivamente a vocalista e o guitarrista base/produtor da banda, sobre como apoiar (de verdade) a cena independente, clicando aqui. (Rodrigo Saminêz)


VIVENDO DO ÓCIO


Vivendo do Ócio é composta por 4 baianos que viram no rock uma maneira de unir acordes surpreendentes, poesia e sintonia com as origens nordestinas. Depois de um hiato de 5 anos, o quarteto lançou em abril desse ano o álbum homônimo, mostrando muito indie rock enquanto traz referências da bossa nova, do reggae e do neo soul. A banda tem outros três excelentes discos, com singles que valem a pena conferir, como Nostalgia, Radioatividade e Dois Mundos. Para o novo álbum, fica a recomendação da faixa ‘Nova Ordem’, com a já característica crítica da banda ao sistema e à "tradicional família brasileira". (Mirella Rodrigues)


RUBATOSIS


Nascidos e criados em Salvador, a Rubatosis se destaca pelas harmonias e letras que fogem do comum dentro do cenário roqueiro soteropolitano. A juventude e as experimentações conscientes são a marca da banda que lançou o álbum visual “Carta ao Meu Ego” no ano passado. Além disso, a melancolia é uma marca presente na discografia da banda que utiliza bem o hard rock e o pop rock em seu cancioneiro. (Vinícius Cerqueira)


TACO DE GOLFE


Taco de Golfe é um trio sergipano que traz o math rock como sua maior referência, mas se permite apontar para as direções que precisar. Recentemente, o grupo lançou o segundo disco, Nó Sem Ponto II, que traz a soma entre loops de guitarra, linhas de baixo independentes e baterias com muitas notas meticulosamente encaixadas, pontos já característicos dos trabalhos anteriores, mas que agora parecem chamar ainda mais atenção e trazer ainda mais seriedade e maturidade musical. Não espere refrões e estruturas convencionais, mas sim um som que traz uma surpresa a cada nota. (Rodrigo Saminêz)


BLACK MIDI


Tente rotular o som do quarteto londrino e falhe miseravelmente. Formado em 2017, ainda na época da escola, black midi despontou em 2019. O primeiro álbum de estúdio, Schlagenheim, entrou nas principais listas de melhores do ano, ocupando o topo em várias delas. O disco é um verdadeiro guarda-chuva do rock, mais do que isso, na verdade Schlagenheim leva o punk, noise rock, math rock, grunge, post-rock e free jazz ao limite. Estes estilos são apenas a ponta do iceberg no trabalho da jovem banda. É uma sonoridade desafiadora, porém recompensadora. A experimentação e destruição/construção propostos pela banda oferecerem uma atualização corajosa e necessária para estes estilos. (Ana Rodrigues)


  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Spotify
  • Deezer
  • iTunes

Todos os direitos reservados | Boteco Indie™.